top of page

Legado de jella lepman, uma inspiração!




Inspirados pelo legado de Jella Lepman, fundadora do IBBY (International Board on Books for Young People), que acreditava na capacidade dos livros de unir e acolher, especialmente em tempos de adversidade, buscamos dar continuidade a essa missão. Lepman traduziu obras como “A História de Ferdinando”, de Munro Leaf, para confortar as crianças da Alemanha pós-guerra, e sua visão ressoa fortemente em nosso trabalho.

Em um momento em que a igualdade e a inclusão são mais necessárias do que nunca, reafirmamos que, independentemente de origem, etnia, gênero, religião ou cor da pele, todos somos parte da mesma natureza. A literatura infantil é uma poderosa ferramenta de poesia, cor e traço, e nossa proposta é contribuir para a construção de uma ponte de paz entre os povos.A história dos livros para crianças no Brasil é rica e fascinante.

Desde as aventuras de “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, que encantou gerações e introduziu saberes fundamentais, até a resistência cultural durante a ditadura militar, quando autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha,  Ziraldo, Joel Rufino dos Santos, Lygia Bojunga, Sylvia Orthof, Rui de Oliveira continuaram a tradição literária, nossa literatura infantil tem se destacado tanto no Brasil quanto no cenário internacional.

Em 2025, o Programa Conversa com o Leitor leva essa rica herança a Portugal, apresentando uma seleção de obras de autores brasileiros, entre eles escritores indígenas.  Bartolomeu Campos de Queirós,, Marina Colasanti, Roger Mello, André Neves,Mariana Massarani, Graça Lima, Nilma Lacerda, Ciça Fittipaldi, Daniel Munduruku, Cristino Wapichana  entre muitos outros e outras

A exposição “Movimento Brasil por Meio dos Livros para as Infâncias” tem como objetivo mostrar ao público português a diversidade e a riqueza da literatura infantil brasileira.Com uma programação que inclui livros, mapas regionais e trilha sonora brasileira, convidamos crianças e adultos a participarem de atividades interativas, como desenhos, leituras e um concurso de desenho internacional. Queremos criar um espaço onde todos possam vivenciar a experiência do “Triângulo Amoroso”, promovendo um ambiente de paz e criatividade, inspirado pela mensagem de Jella Lepman e o espírito do Touro Ferdinando.Junte-se a nós nessa jornada literária e ajude a espalhar a mensagem de paz e inclusão que os livros podem proporcionar!

Comentários


bottom of page